Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Educação a Distância: teoria e prática

Curso Online
início: 13 de Outubro de 2015



 
Descrição

Explora os fundamentos e princípios teóricos e estudo de casos práticos de Educação a Distância.

Objetivos

Capacitar o aluno a atuar em projetos de educação a distância.

Professor

João Mattar

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores, pedagogos, gestores, demais profissionais que atuam em educação e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

10 semanas (05 de Outubro de 2015 a 21 de Dezembro de 2015)

O curso prevê uma dedicação média de 5 (cinco) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

* Teorias e Modelos de EaD

* Design Educacional

* Tutoria e Docência Online

* Redes Sociais em Educação

* Games e Gamificação em Educação

* Mobile Learning

* Avaliação com Tecnologias

* Tendências em EaD

* Gestão em EaD

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá- las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

O aluno poderá também desenvolver um projeto durante o curso para aplicar o que for estudado.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do projeto.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 60 (sessenta) horas, incluindo o tempo para a elaboração do projeto.

Bibliografia

BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2010.


FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 1. São Paulo: Pearson Educaction do Brasil, 2009.

LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Pearson Educaction do Brasil, 2012.

MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MOREIRA, J. António; MELARÉ, Daniela; MONTEIRO, Angélica (Org.). Educação a distância e elearning na web social. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

SILVA, Robson Santos da. Gestão de EaD: educação a distância na era digital. São Paulo: Novatec, 2013.

SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores: educação a distância na Web 2.0. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013.

SILVA, Robson Santos da. Objetos de aprendizagem para educação a distância: recursos educacionais abertos para ambientes virtuais de aprendizagem. São Paulo: Novatec, 2011.

Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 330,00 (Trezentos e Trinta Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros - Visa e Mastercard)

ou com desconto de mais de 10% - R$ 295,00 (Duzentos e Noventa e Cinco Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

2 comentários:

Giselle Araújo e S. de Medeiros disse...

Olá,
Que instituição certifica esse curso?
Atenciosamente

Marcus Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...