Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Avaliação de Jogos Digitais Educativos

Curso Online
Turma 01
Início: 09 de Janeiro de 2018

Descrição

Este curso está atrelado à necessidade crescente de diversos educadores em descobrir como os games podem contribuir para a educação formal. Os processos de avaliação tornam-se emergentes na medida em que cresce a cada dia a demanda de como trabalhar com os jogos na escola. O Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais Educativos – IAQJEd foi desenvolvido com a finalidade de contribuir para a avaliação de games, em particular os educativos. A partir da aplicação deste instrumento, os docentes poderão identificar qual o jogo mais adequado para a interação em sala de aula, e a partir disso tomar decisões sobre a melhor forma de utilizá-lo como prática educativa. Trata-se de um curso em que os participantes terão acesso às principais referências teóricas sobre o assunto e de forma prática irão interagir com jogos, avaliar através do IAQJEd, interpretar os seus resultados e por fim construir um plano didático para a interação com os jogos, seja na escola ou nos espaços formais de aprendizagem.

Objetivos

Este curso tem como objetivo contribuir para que o participante tenha acesso aos principais conteúdos relacionados à avaliação de jogos digitais educativos bem como adquira subsídios para realizar a avaliação deste tipo de jogo através de um instrumento destinado para esta finalidade.

Professores

Isa Coutinho e João Mattar

O curso será desenvolvido por uma professora/ pesquisadora estudiosa do tema: AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS, e autora do IAQJEd, primeiro instrumento brasileiro a avaliar a qualidade de jogos digitais educativos, que será utilizado como dispositivo de avaliação durante o curso.
Trata-se de um processo de EaD no qual a docente estará disponível para acompanhar o percurso de aprendizagem dos participantes, bem como realizar a prática educativa de forma participativa e colaborativa, não se restringindo a mero processo de monitoria ou tutoria. A interação será intensa e contínua com os alunos.

Público-Alvo

Professores (presencial e a distância), pesquisadores, tutores e monitores. Desenvolvedores de jogos digitais. Profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais. Gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

08 semanas (09 de Janeiro a 06 de Março de 2018)

O curso prevê uma dedicação média de 03 (três) horas por semana.

Pré-Requisito

O participante deve ter noções básicas do uso de computador e da internet.

Programa

1.      Introdução

2.     Aprendizagem e jogos digitais

3.     Sobre jogos digitais educativos: em busca de um conceito

4.     Avaliação de jogos digitais: do que se trata?

5.     Avaliação formativa e somativa de jogos digitais

6.     Avaliação de jogos digitais educativos: o que avaliar, como avaliar e para que avaliar?

7.     Interagindo com jogos digitais educativos: definindo critérios de avaliação

8.     Instrumento de Avaliação da Qualidade dos Jogos Digitais Educativos - IAQJEd: teoria e prática

9.     Avaliação de jogos digitais educativos: interpretação e análise

10.   Construção de plano didático

11.   Resultados/discussão da aplicação do plano didático

12. Conclusão


Atividades

As atividades serão propostas semanalmente envolvendo os participantes em leituras e debates. Inicialmente estas atividades poderão ser realizadas de forma assíncrona, já que o enfoque será através de conteúdos introdutórios. O aluno desta forma poderá organizar o estudo de acordo com sua disponibilidade. No decorrer do curso poderão ocorrer situações em que haja a necessidade de um contato pré-definido entre o professor e o grupo de alunos, portanto as atividades síncronas também estarão presentes. Todo o curso será realizado a distância. Isto é, não haverá encontros presenciais. Porém, no que tange ao plano didático desenvolvido ao longo do curso, o aluno poderá aplicá-lo em sua prática, de forma a concretizar o que foi aprendido.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do plano didático.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 40 horas, incluindo o tempo previsto para a elaboração do projeto.

Bibliografia

AARSETH, E. Playing Research: Methodological approaches to game analysis. In: Proceedings of the digital arts and culture conference, 2003. p. 28-29. Disponível em: <http://hypertext.rmit.edu.au/dac/papers/Aarseth.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2017. 

ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus: São Paulo, 2016.

ALVES, Lynn. Aprendizagem mediada pelos jogos digitais: delineando o design investigativo. In: SOUZA, Claudio Reynaldo (Org.). Educação, Tecnologia & Inovação. Salvador, no prelo, 2015

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CONTRERAS-ESPINOSA, R S.; HILDEBRAND, H. R.; EGUIA-GÓMEZ, J. L. Aprendizagem baseada em Jogos Digitais: entrevistas com professores que utilizam jogos digitais em suas práticas educativas. XII Simpósio brasileiro de games e entretenimento digital SBGames. Anais...São Paulo, 2013. p. 204-210. 


COUTINHO, I. J.; ALVES, L. R. G. Avaliação de jogos digitais com finalidade educativa: contribuição aos professores. HIPERTEXTUS, Revista Digital. Recife. v.15.p.1-22. out. 2016. 


DE FREITAS, S.; OLIVER, M. How can exploratory learning with games and simulations within the curriculum be most effectively evaluated? Computer & Education, v. 46, n. 3. p. 249-264, 200

EGENFELDT-NIELSEN, S. The challenges to Diffusion of Educational Computer Games. Denmark: IT-University of Copenhagen, 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2017.

GEDIGAMES - Grupo de Estudos e Desenvolvimento da Indústria de Games. Relatório Final: Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais. Contrato BNDES-FUSP. Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

GEE, James, Paul. Bons Vídeos jogos + Boa aprendizagem: coletânea de Ensaios sobre os videojogos e Aprendizagem e a Literária. Portugal: Edições Pedágio, LDA. 2010.

MATTAR, J. Web 2.0 e Redes Sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MAYER, R. E. What should be the role of computer games in education? Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, v. 3, n. 1, p. 20-26, 2016.

MEDEIROS, M. D. O.; SCHIMIGUEL, J. Uma Abordagem para Avaliação de Jogos Educativos: Ênfase no Ensino Fundamental. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 23. Anais... Rio de Janeiro, 2012. p. 1-10. Disponível em: http://www.br-ie.org. Acesso em: 09. jul. 2016.

NORMAN, D. A. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Tradução Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

NORMAN, D. A. O Design do dia-a-dia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

PETRY, A. S. et al. Parâmetros, estratégias e técnicas de análise de jogo: o caso. A mansão de Quelícera. XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital SBGames, Trilha de Computação. Anais... São Paulo, 2013. p. 141-151.

PRENSKY, M. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. São Paulo: Senac, 2012.

ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE J. Design de interação: Além da interação humano computador. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SAVI, R. Avaliação de Jogos voltados para disseminação do conhecimento. 2011.238.f. Tese. (Doutorado em Engenharia e Gestão de Conhecimento). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Santa Catarina, 2011.

SWEETSER, P.; WYETH, P. Gameflow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment, v. 3, n. 3, p. 1-24, 2005.

Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.
O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.
Serão utilizados também games e algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicados durante o curso.

Valor

R$ 249,00 (Duzentos e Quarenta e Nove Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros )



ou com desconto de mais de 10% - R$ 219,00 (Duzentos e Dezenove Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...