Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sala de Aula Invertida


Curso Online
Turma 01
início: 15 de maio de 2018

Descrição

A sala de aula invertida desponta com uma das propostas educacionais mais interessantes para transformar a sala de aula tradicional em um ambiente interativo e centrado no aluno.

Um dos grandes diferenciais da sala de aula invertida é liberar o tempo de sala para a aplicação de metodologias ativas, o que acontece porque as aulas expositivas são gravadas em vídeos e assistidas pelos alunos em casa.

O modelo de sala de aula invertida, criado pelos professores americanos Jonathan Bergmann e Aaron Sams, tem ajudado escolas, educadores e alunos, ao redor do mundo, a obterem melhores resultados de aprendizagem, graças ao ensino personalizado e à melhoria das relações na sala de aula.

Objetivos

Planejar e implantar a abordagem da sala de aula invertida em diferentes contextos educacionais.

Professor

José Erigleidson
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Diretor da Coordenadoria de Educação a Distância da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Flipped Learning Trainer Certification Level - FL Global. Sua tese de doutorado é sobre blended learning e inteligência coletiva. Professor do curso de pós-graduação Gestão Educacional e Escolar (PUC-SP).

João Mattar
João Mattar é Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras – Português, Francês e Inglês (USP), com Especialização em Administração (FGV-SP) e Teaching and Learning in Higher Education (Laureate International Universities), Mestrado em Educational Technology (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999).

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professores com formação e experiência em EaD, que elaborarão materiais e proporão atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores, pedagogos, designers instrucionais, coordenadores, gestores de escolas, analistas e gestores de educação corporativa, analistas e gestores de escolas de governo.

Duração e Dedicação

6 semanas (15 de Maio de 2018 a 25 de Junho de 2018)

O curso prevê uma dedicação média de 5 (cinco) horas por semana.

Cronograma das atividades assíncronas:
15/05 a 21/05 - Ambientação
22/05 a 28/05 - Fundamentos da Sala de Aula Invertida
29/05 a 04/06 - Planejamento da Sala de Aula Invertida
05/06 a 11/06 - Espaço Grupal
12/06 a 18/06 - Tecnologias da Sala de Aula Invertida
19/06 a 25/06 - Avaliação na Sala de Aula Invertida

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

  1. O conceito de sala de aula invertida em análise

  2. Desafios educacionais no séc. XXI que a sala de aula invertida pode superar

  3. Flipped Learning 3.0

  4. Taxonomia de Bloom na sala de aula invertida

  5. A reconfiguração dos espaços

  6. O planejamento

  7. Melhores práticas

  8. Dicas para criar vídeos efetivos

  9. Tecnologias para a sala de aula invertida

10. Dinâmicas para o espaço grupal

11. Possibilidades avaliativas na sala de aula invertida


Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo aulas síncronas, leituras, discussões, questionários e aplicação do conhecimento.

O curso segue o modelo de comunidade de aprendizagem, ou seja, é colaborativo. Os temas serão apresentados por meio de webconferências semanais e aprofundados em discussões e atividades assíncronas no Ambiente Moodle. As aulas ao vivo ocorrerão sempre aos sábados.

Todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para os alunos que não puderem participar dos encontros nos dias e horários marcados. Porém, a participação nas webconferências é recomendada para melhor aproveitamento do curso.

​Visando ampliar o entendimento dos temas, as webconferências serão complementadas com conteúdos exclusivos em diferentes formatos midiáticos.

Avaliação e Certificado

A avaliação será formativa e envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração de um plano de sala de aula invertida.

Aprovado, o aluno receberá um certificado com a indicação de carga horária de 40 (quarenta) horas.

Bibliografia

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016

 ______. Flipped Learning: Gateway to Student Engagement. Washington: ISTE, 2014.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia paraprofessores do ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Artmed, 2008.

KENSKI, V. Gestão e Uso da Mídias em Projetos de Educação a Distância. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006.

MAZUR, Eric. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2016. 

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas in SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. – 180p. (Mídias Contemporâneas, 2) p. 15-33. ISBN: 978-978-85-63023-14-8.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.  

SERRES, Michel. Polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 

VALENTE, José Armando, Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, 2014. ISSN 0104-4060 .Acesso em 6 de março de 2018. Disponível em <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155037796006>

Outras referências serão indicadas no decorrer do curso.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros - Visa e Mastercard)



ou com desconto de 10% - R$ 315,00 (Trezentos e Quinze Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.



0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...