Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Gestão em Educação

Curso Online
início: 13 de Novembro de 2018
Turma 1


Descrição

Na era do conhecimento, a gestão dos ativos organizacionais e dos processos educacionais é uma necessidade percebida tanto por instituições particulares quanto por aquelas que lidam com recursos públicos. Neste contexto, dentre os fatores que vêm merecendo destaque, encontram-se: a atração e retenção de talentos humanos, mudanças nos processos gerenciais, avanço das tecnologias digitais, o uso administrativo e educacional de meios digitais online e em rede, e novas formas de ensinar e aprender. Desta forma, o objetivo deste curso é viabilizar condições para que os integrantes de equipes de gestão educacional possam compreender o dinamismo e os principais conceitos que estruturam e delineiam o contexto dinâmico no qual as instituições estão inseridas.

Objetivos

Analise os principais conceitos e fatores que fundamentam e estruturam a gestão da educação na era do conhecimento.

Professor

Robson Santos da Silva

Público-Alvo

Gestores escolares, gestores empresariais, integrantes de equipe de gestão educacional, designers instrucionais e educacionais, professores (presenciais ou à distância), pedagogos, profissionais com interesse nesta área do conhecimento.

Duração e Dedicação

6 semanas (13 de Novembro a 26 de Dezembro de 2018)

O curso prevê uma dedicação média de 7 (seis) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

1.      Introdução

2.     Fundamentos da era do conhecimento e da educação

3.     Gestão de pessoas

4.     Gestão de processos e projetos

5.     Tecnologias digitais aplicadas à gestão administrativa e pedagógica

6.     Ambientes digitais interativos

7.     Conclusão


Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá- las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

O aluno poderá também desenvolver um projeto durante o curso para aplicar o que for estudado.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do projeto.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 45 (quarenta e cinco) horas, incluindo o tempo para a elaboração do projeto.

Bibliografia

BOOG, G; MAGDALENA, T. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: Processos e Operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Editora Makron Books, 1994.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MEIRELES, M.; PAIXÃO, M. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003.

DORNELAS, J.C. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar se diferenciar em organizações estabelecidas. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 2002.

LIBÂNEO, J. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LOURENÇO, J. The essential human dimension: an identification of the organizational performance foundations.2007. 285p. Tese de doutorado. Departamento de Engenharia Industrial. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

MARTINS, R. Direito à educação: aspectos legais e constitucionais. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2004.

MAXIMIANO, A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2007.

MORAES, A. Introdução à Administração. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.

OCDE. The OECD innovation strategy: getting a head start on tomorrow. Paris: OECD, 2010.

PAAUWE, J. Hrm and performance: achieving long term viability. Oxford: Oxford University Press, 2004.

SANTOS, N. Gestão Estratégica do Conhecimento. Apostila não publicada do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis, 2005.

SCHEIN, E. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

SILVA, R. Ambientes Virtuais e Multiplataformas Online na EAD. São Paulo: Novatec, 2015.



SOUZA, M. V.. Mídias digitais, globalização, redes e cidadania no brasil. In: Marcio Vieira de Souza, Kamil Giglio. (Org.). Mídias digitais, redes sociais e educação em rede. 1ed.São Paulo: Blucher, 2015, v. 1, p. 15-46.

SPANHOL, F. J. Critérios de avaliação institucional para polos de Educação a Distância. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2007.

SPARROW, P., BOGNANNO, M. Competency requirement forecasting: issues for international selection and assessment. In: MABEY, C., ILES, P. (Orgs.). Managing learning. London: Routledge, 1994. p. 57-69.

ZAHRA, S. Predictors and financial outcomes of corporate entrepreneurship: an explorative study. Journal of Business Venturing, n.6, p. 259-285, 1991.

Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los, pois será fornecido material para leitura elaborado pelos próprios professores. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros - Visa e Mastercard)


ou com desconto de mais de 10% - R$ 440,00 (Quatrocentos e Quarenta Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...