Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Avaliação


Curso Online
Turma 01
Início: 8 de Janeiro de 2019

Descrição

Apresentação e contextualização de instrumentos e estratégias de avaliação diagnóstica, formativa e somativa da aprendizagem em cursos de educação a distância com uso de tecnologias.

Objetivos

Gerais:
Apresentar estratégias para a avaliação em EaD e seus respectivos recursos. Contextualizar a avaliação na perspectiva das abordagens formativa e somativa, fornecendo elementos de diagnóstico e regulação do processo de aprendizagem.
Específicos:
Distinguir os modelos de avaliação para EaD e especificar seus critérios Reconhecer as ferramentas de avaliação em EaD e identificar sua aplicabilidade Identificar os diferentes aspectos da avaliação e feedback em EaD

Professora

Wanderlucy Czeszak

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

7 semanas (08 de Janeiro de 2019 a 26 de Fevereiro de 2019)

O curso prevê uma dedicação média de 6 (seis) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

1.    Avaliação dos alunos

2.    Avaliação de Entrada

3.    Avaliação Formativa do Aluno (Exercícios, Questionário, Lição, Tarefas, Módulos complementares)

4.    Aprendizagem Somativa do Aluno (Rubricas, Pesquisa de Avaliação)

5.    Autoavaliação e avaliação em pares

6.    Avaliação de Cursos

7.    Avaliação Formativa do Curso

Atividades

Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.

As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá- las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação do aluno nas atividades individuais, interativas e colaborativas realizadas na Unidade Web (Moodle).

  • Fóruns de discussão com base na leitura de textos e vídeos referentes ao tema em questão 
  • Produção individual de um mapa ou gráfico apresentando visão global de um modelo avaliativo
  • Webconferência 
  • Autoavaliação
Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 45 (quarenta e cinco) horas, incluindo o tempo para a elaboração do projeto.

Bibliografia

FARIA, Evangelina Maria Brito de; MEDEIROS, Hercílio de; SOUSA, Terezinha Alves Fernandes (Org.). Educação a distância: textos aplicados a situações práticas. João Pessoa: Gráfica São Mateus, 2013. Disponível em: <http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/files/educaaao_a_distancia_textos_aplicados_a_situaaaes_praticas_1386349271.pdf>.

OLIVEIRA, Wellington P. de; SCHIMIGUEL, Juliano; OLIVEIRA, Wanderson P. de. Uso da avaliação na educação a distância. The proceedings of INTERTECH - International Conference on Engineering and Technology Education, v. 11, 2010. Disponível em: <http://proceedings.copec.org.br/index.php/intertech/article/view/1505#.U8WyyrHDERp>.

RUHE, Valerie; ZUMBO, Bruno D. Avaliação em educação a distância e e-learning. Trad. Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

BEHAR, P. A. (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CAMPOS, F. C. A. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. Ed. Unesp, 2009.

FLORES, A.M. O feedback como recurso para a motivação e avaliação da aprendizagem na Educação a Distância. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Trabalho apresentado na ABED em Fortaleza - CE, em março de 2009. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf>.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: 2006.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MATTAR, J.; CZESZAK, W. Avaliação em Educação a Distância. In: FARIA, E. M. B. de; SOUSA, H. de M.; FERNANDES, T. A. (Org.). Educação a Distância: textos aplicados a situações práticas. João Pessoa: F&A Gráfica e Editora, 2013.

MUELLER, John. Authentic Assessment Toolbox. Disponível em: <http://jfmueller.faculty.noctrl.edu/toolbox/index.htm>

WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los, pois será fornecido material para leitura elaborado pelos próprios professores. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros - Visa e Mastercard)



ou com desconto de mais de 10% - R$ 440,00 (Quatrocentos e Quarenta Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...