Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Tutoria e Educação a Distância


Curso Online
Turma 01
Início: 12 de Fevereiro de 2019

Descrição

O fenômeno da tutoria on-line emerge de um contexto mais amplo de transformações culturais engendradas pela revolução tecnológica. Não basta, entretanto, transpor as práticas docentes do ensino presencial para os ambientes virtuais de aprendizagem, uma vez que novos conceitos, fundamentos, tecnologias e competências estão em jogo. Neste curso, o aluno terá uma visão ampla da tutoria on-line, superando, dessa forma, o entendimento reducionista que muitas vezes prevalece em diferentes contextos de atuação do tutor.

Objetivos


  • Compreender os principais conceitos e fundamentos relacionados à tutoria em ambientes virtuais; 
  • Analisar as reconfigurações das práticas docentes no contexto da cibercultura; 
  • Analisar as diferentes formas de interatividade em cursos on-line; 
  • Selecionar mídias e tecnologias para a entrega de conteúdos e para a comunicação síncrona e assíncrona; 
  • Selecionar os diferentes tipos de avaliação em função dos objetivos de aprendizagem.

Professor

José Erigleidson da Silva 

O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.

Público-Alvo

Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Duração e Dedicação

7 semanas (12 de Fevereiro de 2019 a 2 de Abril de 2019)

O curso prevê uma dedicação média de 6 (seis) horas por semana.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.

Programa

1.    Conceitos e Fundamentos da tutoria;

2.    O novo paradigma docente;

3.    Interatividade;

4.    Tecnologias e mídias para EaD;

5.    Estratégias pedagógicas;

6.    Avaliação em EaD.

Atividades

Serão realizados trabalhos reflexivos e práticos cujo foco é desenvolvimento de um entendimento avançado da tutoria. Para isso, o aluno participará de fóruns de discussão, realizará atividades diagnósticas, trabalhos colaborativos, questionários de autoavaliação e outras atividades de aplicação.

Avaliação e Certificado

A avaliação será multidimensional, ou seja, serão articuladas as avaliações diagnóstica, somativa e formativa.

Os alunos terão suas atividades avaliadas semanalmente, recebendo feedback individualizado do professor.

Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 45 (quarenta e cinco) horas, incluindo o tempo para a elaboração do projeto.

Bibliografia

ANDERSON, Terry (Ed.). The theory and practice of online learning. 2nd ed. Edmonton: AU Press, 2008. Disponível em: <http://www.aupress.ca/index.php/books/120146>.

BARBERÀ, Elena; BADIA, Antônio. Educar con aulas virtuales: orientaciones para la innovación en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Madri: A. Machado Libros, 2004.

BIELACZYC, Katerine; COLLINS, Allan. Learning communities in classrooms: a reconceptualization of educational practice. In: REIGELUTH, Charles M. Instructional-design theories and models: a new paradigm of instructional theory. Vol. 2. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 1999.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/115tce5.pdf>.

LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Org.). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 1. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MATTAR, João. Tutoria e interação na educação a distância. São Paulo: Cengale Learning,  2012.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulinas, 2007.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual. Porto Alegre: Penso, 2015.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O instrutor online: estratégias para a excelência profissional. Porto Alegre: Penso, 2015.

POZO, Juan Ignácio.  Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los, pois será fornecido material para leitura elaborado pelos próprios professores. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros - Visa e Mastercard)



ou com desconto de mais de 10% - R$ 440,00 (Quatrocentos e Quarenta Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...