Curso Online
Turma 04
início: 11 de Junho de 2019
Descrição
A incorporação de tecnologias à educação tem crescido continuamente, assim como a aprendizagem online e híbrida. Torna-se então um desafio para os professores e alunos, assim como para as escolas e instituições de ensino superior, adaptar-se ao universo digital. Este curso explora as tendências na educação na era digital.
Objetivos
Compreender as características da educação na era digital e capacitar o aluno a atuar no planejamento e na implantação de projetos de educação presencial, blended e/ou a distância que envolvam a incorporação de tecnologias.
Professor
João Mattar
O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas um professor com formação e experiência em EaD, que elaborará materiais e proporá atividades, interagindo intensamente com os alunos.
Público-Alvo
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.
Duração e Dedicação
10 semanas (26 de Junho de 2018 a 28 de Agosto de 2018)
O curso prevê uma dedicação média de 3 (três) horas por semana.
Pré-Requisito
O aluno deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.
Programa
1. Cultura Digital,
2. Cultura Maker e Makerspaces
3. Recursos Educacionais Abertos
4. Design Educacional
5. Aprendizagem baseada em Projetos
6. Redes Sociais em Educação
7. Aprendizagem baseada em Games e Gamificação
9. Design Thinking
10. Portfólios
11. Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância: métodos quantitativos e qualitativos
Atividades
Serão propostas atividades semanais envolvendo leituras e debates.
As atividades serão a princípio apenas assíncronas, ou seja, você poderá realizá- las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.
Todas as atividades, síncronas e assíncronas, serão realizadas apenas a distância, ou seja, não haverá encontros presenciais.
O aluno poderá também desenvolver um projeto durante o curso para aplicar o que for estudado.
Avaliação e Certificado
A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso e a elaboração do projeto.
Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 45 (quarenta e cinco) horas, incluindo o tempo para a elaboração do projeto.
Bibliografia
ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus: São Paulo, 2016.
BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.
MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MELARÉ, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.
Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los, pois será fornecido material para leitura elaborado pelos próprios professores. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.
Software
O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.
O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.
Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.
Valor
R$ 239,00 (Duzentos e Trinta e Nove Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros - Visa e Mastercard)
ou com desconto de mais de 10% - R$ 215,00 (Duzentos e Quinze Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.
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